Monitoração de Segurança e Saúde do Trabalho Para as Acções de Manutenção das Ferrovias na Empresa Caminhos de Ferro de Moçâmedes - Cipriano Fernando Tchitumba
Nos últimos anos tem-se assistido a um reconhecimento generalizado sobre medidas de segurança e saúde no trabalho a nível de Instituições, como também uma certa negligencia do Decreto nº 31/94, de 5 de Agosto.
O trabalho que se apresenta como conclusão de estudos de Licenciatura em Engenharia Mecânica, Determinou o seguinte problema de investigação: como diminuir os acidentes laborais e as enfermidades professionais nos trabalhadores da empresa Caminho de Ferro de Moçâmedes? Caracterizou-se o estado actual do cumprimento e a aplicação de medidas de segurança e saúde do trabalho no processo de manutenção das ferrovias na empresa Caminho de Ferro de Moçâmedes, por meio de inquérito e entrevistas nos funcionários da área da DIF.
No estudo determinaram-se como principais deficiências: a falta de conhecimento e formação relacionada com as medidas de segurança e saúde de trabalho para as actividades de manutenção das ferrovias e o próprio decreto que as regula, não existe fornecimento estável e de qualidade dos equipamentos de protecção individuais e colectivos e a não exigência de seu uso, entre outras. Foram propostas medidas de segurança e saúde do trabalho nos processos de manutenção das ferrovias na empresa em estudo.